Fênix DTVM

Notícias Fênix DTVM

Nota de Repúdio – Fênix DTVM

31 de janeiro de 2023

A Fênix DTVM vem a público expressar com tristeza as atividades de garimpo e exploração ilegal de terras indígenas, como é o caso do território do povo Yanomami, no extremo norte do país.

Essa exploração criminosa não só viola as leis brasileiras, mas também prejudica gravemente a vida e o meio ambiente dessa comunidade indígena. As notícias sobre a situação de desnutrição, mortes e outros agravos relatados pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério dos Povos Indígenas são extremamente preocupantes e exigem ações imediatas para garantir a saúde e o bem-estar desses povos.

A Fênix DTVM tem um compromisso firme com a ética e a legalidade em todas as suas operações. Temos uma área de Compliance que se dedica exclusivamente a garantir que todo o ouro adquirido por nós venha de fontes legais. Além disso, utilizamos sistemas de monitoramento por satélite para analisar os processos de lavra garimpeira e garantir que o ouro comprado tenha os lastros ambiental e minerário.

Apoiamos projetos de pesquisa para substituição do mercúrio metálico no processo de extração do ouro e programas de rastreabilidade com tecnologia blockchain, evidenciando a legalidade desde sua origem até sua comercialização e destinação final, bem como programas que incentivam a exploração responsável e melhoram os processos de extração do ouro por parte da mineração artesanal e de pequena escala.

Reiteramos nosso repúdio a qualquer forma de exploração ilegal e prejudicial e nos solidarizamos com os povos indígenas afetados por essas atividades criminosas. Acreditamos que o nosso papel é buscar união da classe em busca de banir a exploração ilegal do minério, bem como garantir a perpetuação das comunidades que estão no entorno da mineração.

Cuiabá, 26 de janeiro de 2023.

Veja outras matérias

pt_BRPortuguese