Fênix DTVM

Notícias Fênix DTVM

Grupo FNX Participações adere ao Pacto Global da ONU

31 de janeiro de 2023

Iniciativa tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção

O Grupo FNX Participações, através da Fênix DTVM (Distribuidora de Valores e Títulos Mobiliários) acaba de ingressar ao Pacto Global da ONU no Brasil. A iniciativa das Nações Unidas (ONU) busca mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Primeira do ramo a integrar o Pacto, a Fênix DTVM assumiu a responsabilidade de contribuir com as pautas e ações relacionadas ao meio ambiente, governança corporativa e bem-estar social (ESG), e vem estabelecendo diversos indicadores e metas relacionadas ao tema.

“A adesão na iniciativa do Pacto Global da ONU é um importante marco, pois demonstra nossos esforços em desenvolver ações responsáveis dentro da cadeia produtiva da mineração, em especial, na pequena e média mineração do ouro, com exemplos de excelentes práticas do setor”, ressalta Pedro Eugênio Gomes Procópio da Silva, diretor de operações da Fênix DTVM, instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Gestora de ESG, Riscos e Controles Internos, do Grupo FNX Participações, Talita Galvão, explica que a corporação vem construindo sua matriz de materialidade e estratégia, com atuação socialmente responsável, ambientalmente sustentável e realizando as atividades administrativas de forma correta, em conformidade com o proposto pela Agenda 2030 da ONU.

“Algumas das ações da empresa que estão alinhadas aos ODS envolvem o apoio às entidades e instituições que promovem ações de boas práticas na mineração, como a parceria de sucesso realizada com a Associação Suíça Ouro Responsável, a SBGA e a Universidade de São Paulo, através da NAP.Mineração, além de estimular os colaboradores a adotarem atitudes de auxílio ao próximo”, relata a gestora.

Entre outras iniciativas, o Grupo FNX Participações apoia o Instituto Somos do Minério, entidade sem fins lucrativos, que trabalha com propostas que possam garantir os avanços no setor de mineração, mostrando com transparência o que bem social dessa cadeia produtiva.

“O Grupo FNX Participações tem a certeza de que precisa contribuir positivamente para a sociedade e comunidade em que está inserida, apoiando diversos atores, para juntos, buscarmos soluções para os desafios globais, relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança”, enfatizou a gestora.

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Texto: Izabel Barrizon/Fênix DTVM

Veja outras matérias

pt_BRPortuguese