Debater a respeito da mineração artesanal e a aplicação das políticas públicas direcionadas à mineração, bem como as normas que balizam o setor e os desafios para uma atuação sustentável foi o objetivo dos treinamentos sobre cooperativismo na Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Mape), Direito Minerário e Cooperativismo, realizado nos dias 12 e 13 de abril.
A responsável pelo Compliance de Ativos Sensíveis, Maria Eugênia Gomes, e a gerente de ESG, Riscos e Controles Internos, Talita Galvão, representaram a Fênix DTVM no evento.
“Durante os treinamentos ficamos mais próximos dos órgãos reguladores para entender, principalmente, a questão das novas normativas que estão surgindo na Agência Nacional de Mineração (ANM) e ver como será a aplicabilidade. Nós, como instituição financeira, primeira adquirente, devemos regulamentar junto aos nossos fornecedores, então foi ótimo entender com mais clareza como tudo funcionará”, pontuou Maria Eugênia.
“Também foi importante a nossa participação, pois reafirmamos alguns conceitos dentro das matérias relacionadas ao Direito Minerário”, completou a gestora.
Os treinamentos foram realizados pelo Sistema OCB, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a ANM em parceria com as Superintendências Regionais da ANM e Unidades Estaduais do Sistema OCB nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Além de Cuiabá, o curso de treinamento também ocorreu em Itaituba, no Pará, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março e em Ariquemes (RO), entre os dias 22 e 24 de março.